Rio 456: O Protagonismo do TTK Nessa Caminhada

Dia 1 de Março representa uma data importante para quem é cria do Rio, é a data em que a nossa cidade faz aniversário. Em 2021 somamos 456 anos de muita história e luta. Já dizia aquela famosa letra “Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil…”, e de fato o Rio é maravilhoso, cheio de belezas naturais e pessoas do bem, mas a gente sabe que apesar disso tudo, aqui não é o paraíso, né? E vamos concordar? O carioca tá pronto pra sobreviver a qualquer coisa. 

A cidade do Rio de Janeiro foi fundada em 1 de março de 1565 e a partir daí muita coisa rolou. A história do Brasil caminhou pelas nossas ruas deixando marcas nas paredes, no nosso território. O Rio é um paradoxo, uma contradição viva. Tem o Rio dos gringos e das novelas, com aquela vibe “tropical chique”; tem também o Rio da correria, dos ramais de trens lotados, das festas de rua e condições precárias nos subúrbios. Impressiona como cabem tantas realidades em um território relativamente pequeno.

 E entre estes dois ou mais “Rios”, tem o Catete, que é justamente o ponto de encontro de todas essas realidades. A gente não pode falar da história do Rio sem falar deste bairro, que por muitos anos foi protagonista de eventos e decisões políticas e culturais. Em 1897, por exemplo, o Catete virou sede do governo brasileiro. Dentre os presidentes que passaram pelo Palácio do Catete, Getúlio Vargas foi o mais famoso. E você sabia que a proximidade do Palácio com o centro da vida pública e, portanto, a maior chance de protestos e manifestações populares, foi um dos fatores que influenciou a decisão de mudar a sede do governo para Brasília? No Catete desde sempre a rapaziada não se cala e os poderosos tremeram na base!

Seja na história e na cultura do Rio, o bairro do Catete tem peso. Caminhar pelas ruas do TTK é reviver Machado de Assis, Clarice Lispector, Graciliano Ramos e tantos outros escritores e artistas importantes no cenário cultural brasileiro. O Catete é muito mais do que um bairro, é palco da história do Rio e do Brasil. E vou te falar, não é missão pra qualquer um não! Por isso, nada mais justo do que dizer que o TTK é um PATRIMÔNIO dentro da cidade, que já é por si só um Patrimônio da Humanidade, reconhecido pela UNESCO.

E se o Rio de Janeiro continua lindo, cabe a nós preservar essa beleza e continuar a cobrar melhorias na infraestrutura da cidade, para que nos próximos anos a gente possa se orgulhar não somente da beleza, mas da educação também, da saúde, das políticas de bem-estar para a população. Afinal de contas, querer o melhor para a nossa cidade não é nenhum sonho impossível e você pode contar com o Movimento TTK para seguir junto nessa missão.

Movimento TTK

Movimento TTK

// Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

// COMENTE TAMBÉM

Search movimentottk.com.br