Qual é a cara do graffiti no Catete?

Mapeamento feito no território pelo Movimento TTK detectou os estilos que mais estão bombando na cena

Mais um papo sobre Graffiti e dessa vez vamos falar dos estilos. Você já viu aqui com a gente como essa arte se desenrolou até ser o que é hoje. O Graffiti é voz, movimento social e arte de rua. E como toda forma de arte, tem seus estilos, cada um com suas singularidades. Percebemos muitos desses estilos no Mapeamento de Graffitis que fizemos por todo o TTK, favela e asfalto, para trazer pra você uma rota completa de onde encontrar as peças de arte mais brabas do bairro. Então vamo que vamo!

De rolé pela cidade, você já deve ter se deparado com vários graffitis, principalmente depois da iniciativa que rolou para as Olimpíadas Rio 2016, de revitalizar a zona portuária da cidade com murais enormes, que não passam batido aos olhos de ninguém.

Aliás, já viu aquelas artes que parecem sair das paredes? Que dão um efeito louco de ilusão de ótica, papo de bugar o cérebro? Então, graffitis com essas características são conhecidos como sendo do estilo 3D. E como o próprio nome diz, esse é o efeito que os grafiteiros imprimem nesse tipo. Para isso tem todo um jogo de profundidade, combinações de cores e diferentes formas. Muito irado né? 

E é claro, toda arte precisa da assinatura do artista. No graffiti, chamamos de Tag, e ela costuma aparecer bem próximo a arte que foi feita no muro. E tem mais: o Throw up é uma técnica mais comum de se ver pelas paredes, que geralmente é inspirada na própria tag. Tem como características a rapidez no processo, quase como um “vômito” – que por sinal é a tradução literal do termo –, e a presença de letras com um formato mais arredondado.

O estilo Bomb se assemelha muito ao Throw up, por isso no Brasil às vezes estes estilos se confundem. As letras são bem grandes e redondas, como se estivessem vivas, e geralmente são mais coloridas e com contorno, o famoso outline

Wild Style tem uma pegada mais indecifrável e selvagem. O estilo foi criado em Nova York, na década de 70, e chama atenção de todos que passam por ser rico em cores, setas, contornos fortes e letras que nos convidam a descobrir o que está escrito. 

O estilo Personagem, como o próprio nome bem diz, é caracterizado pela presença de bonecos e representação de personagens no grafite. Outros estilo clássico que não podemos esquecer é o Stencil, em que o graffiti é feito através de um molde de cartolina ou chapa de radiografia e o grafiteiro passa a tinta spray por cima para deixar o desenho na parede. A ideia facilita a galera sair espalhando o mesmo desenho repetidamente pela área. 

Ficou curioso para saber qual é o estilo que impera no TTK? Calma, fera! Já adianto que no nosso corre, percebemos que o estilo Bomb e Personagem são os que mais bombam pelo bairro. Mas se teve uma parada não tão legal que vimos, foram muitos muros em branco. Seria até injusto dizer que os artistas locais não fazem sua parte, somos gratos a todos que se comprometem em colorir as ruas. 

Por outro lado, vimos uma necessidade urgente de cooptar novos artistas e, por que não, criar novos? Trazer garotos e garotas que se interessam pela arte e procuram uma forma autêntica de se expressar, mas faltam recursos, incentivo, mentoria, o que seja. Por isso, estamos logo pensando em unir os grafiteiros consagrados e consagradas com os que querem aprender técnicas e estilos mencionados acima.   

É claro que a arte está sempre se renovando, e com o graffiti não podia ser diferente. Em uma hora o muro está de um jeito, um tempo depois sabe lá o que a gente vai encontrar no lugar? Faz parte, o graffiti nem sempre é feito para se tornar eterno, mas sim para se tornar memorável! Todos esses estilos e técnicas compõem as missões do graffiti, de ser intervenção urbana, de ser subversão, comunicação e tudo mais que essa arte puder ser.

Fique ligado(a) nas redes do @movimentottk para saber mais sobre o projeto!

Movimento TTK

Movimento TTK

// Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

// COMENTE TAMBÉM

Search movimentottk.com.br